-->

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A velha discussão das sacolinhas



Talvez alguns me condenem por este post, mas não acho que as sacolinhas plásticas sejam vilãs. Vilãs são as pessoas que trazem a sacolinha do mercado, jogam direto no lixo e compram sacos de lixo pra colocar nas suas lixeiras. Isso é errado! Ou, pior ainda, descartam por aí!

imagem ambiente brasil

Mas fazer o que faço, que é reutilizá-las como sacos de lixo, não acho errado, não!
Tudo bem, você pode questionar que elas levarão "anos luz" pra se desintegrarem em um lixão. Mas saiba que em aterros mal projetados a sacola de papel pode levar o mesmo tempo que o plástico para se decompor.
A única coisa que me faria desistir de usar sacolas plásticas, seria meu prédio aceitar a ideia de colocar uma lixeira grande para o lixo orgânico, com um grande e único saco de lixo, que atendesse ao condomínio todo. Então todos os moradores desceriam com suas lixeirinhas e simplesmente despejariam seu lixo ali. O único inconveniente talvez seria o aumento no consumo de água, já que as tais lixeirinhas seriam lavadas com mais frequência. E também tem muita gente chata neste mundo que falaria do cheiro, das baratas, etc. Mas eu acredito que uma lixeira bem tampada resolveria o problema.
Encontrei hoje este esquema bem legal, que veio a corroborar minha teoria defendendo as sacolinhas.



Um estudo inglês comparou sacolas de papel com 30% de fibras recicladas com as de polieliteno (o plástico usado nas sacolinhas de mercado) e concluiu que, desde a fabricação até a destinação final, o ciclo de vida das sacolinhas de papel emitiu o dobro de CO2 do que as plásticas. Boa parte disso se deve ao uso de água na fabricação, que é 17 vezes maior e à geração de lixo, cerca de 5 vezes maior, para as de papel. E alguns estudos, com outros tipos de plástico, apontam emissões ainda maiores.
A própria reciclagem do papel consome de 90 a 98% mais energia se comparada a reciclagem do plástico.

É uma questão então de ecoeficiência! Estaremos sendo ecoeficientes se garantirmos o reuso das sacolas plásticas para acondicionar nosso lixo!
Se o cidadão mora em casa e pode fazer a compostagem do seu lixo orgânico ou se seu condomínio é um pouco mais evoluído, concordo plenamente em banir as sacolinhas plásticas. E, neste caso, não trocá-las pelas de papel e sim utilizar as de pano, retornáveis.
Sendo assim, eu concluo que a melhor opção de sacola depende do cenário em que ela é utilizada e, entre a sacola plástica e a de papel, eu prefiro então a de pano, porque não existe ecoeficiência em produtos feitos para durarem um minuto e porque sou adepta dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). E hoje eu acrescento mais um R, o Repensar!

Se você quiser fazer um saquinho reutilizando jornal, sou super favorável.



Seque o PAP do Greenstyle:
1. Faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca, e assim terá um quadrado.
2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo.
3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
4. O verso ficará igual a figura 4.
5. Vire a dobradura e, novamente, dobre a ponta da direita até a lateral esquerda
6. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
7. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
8. O jornal ficará igual o da figura 8.
9. Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!

Fontes:

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Adorei o seu post Karen das sacolinhas plásticas!!
    Concordo com você que devemos reutilizar sempre. Mas ir na farmácia e comprar uma coisinha pequena (comprimido) numa sacola?? Ah, poderia colocar na bolsa direto ao meu ver... Creio que é questão de consciência ambiental... Em El Calafate (sul da Argentina), nos supermercado não há sacola plástica. Ou vc coloca suas compras em caixa de papelão, ou na sua mochila. Achei muito interessante ver que um país da América Latina faz isto!!! Uso do saco plástico vamos usar sempre, a questão ao meu ver, é diminuir na quantidade e procurar reutilizar mais vezes... O que fazer com o lixo? Compostagem (mas nem sempre dá... ainda mais quem mora em apartamento), separar o lixo, são questões muito importantes... Repensar sempre!
    E video bem interessante para pensarmos em como produzimos lixo... e outras questões que creio
    que não cabem agora.
    http://www.youtube.com/watch?v=gLBE5QAYXp8

    Abraço para você e Nina :)
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela contribuição à discussão, Juliana!
    Realmente é uma questão de consciência! Temos que parar pra pensar no impacto de nossas atitudes e no ensinamento que passamos pros pequenos, desde as pequenas coisas como levar uma sacola pra colocar apenas um comprimido, como vc falou.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...