Talvez porque o mês de outubro tenha trazido as bençãos de Nossa Senhora Aparecida... Talvez porque se eu pudesse voltar no tempo, reivindicaria para mim uma imagem do Sagrado Coração de Jesus que ficava na cozinha da casa de minha vovó Irene... Ou talvez simplesmente porque eu goste da mistura de cores e do contraste pop da tradição religiosa com a modernidade do color blocking. O fato é que os adorei! Achei-os super originais!
Desde a época de nossas avós os oratórios fazem parte da decoração. O mais comum é vê-los com flores, tecido, fuxicos... Mas estes são todos feitos com fundo em MDF, estátuas e flores esculpidas em madeira, utilizando sempre que possível o descarte de marcenarias e, é claro, muita cor. São todos da oficina Cabeça de Frade.
Se você também ficou curioso com o porquê do nome inusitado, seus criadores explicam: "cabeça de frade é um dos nomes comuns do Melocactus zehntneri, uma cactácea da família das asteráceas e que é nativa das regiões semi-áridas do Brasil. É uma planta muito rústica e pouco exigente com relação ao seu meio, e onde morávamos na Bahia, era tido como um instrumento contra o mau olhado e devia ser colocado na porta de entrada da casa. Nós a escolhemos para nomear nossa oficina pela crença citada, pela sonoridade da expressão e porque colecionamos cactáceas há vários anos e achamos que são plantas que tem muito a nos ensinar sobre resistência e persistência perante a vida".
E assim lá vamos nós, cantando com Gilberto Gil: "Andá com fé eu vou, que a fé não costuma faiá..."
Que legal Karen! Encontrei!! Estava com tudo meio desativado, acho que não tinha visto tua postagem... vou compartilhar! super obrigada!!!
ResponderExcluir