-->

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Foco, organização e menos procrastinação

Quem nunca perdeu-se navegando na internet que atire a primeira pedra. Ter o mundo ao alcance de um click é fantástico, mas também triste, por outro lado. Conectamos a fim de realizar um trabalho, uma pesquisa, ou até mesmo contactar alguém. Um objetivo específico. Mas daí que resolvemos ler alguns e-mails, checar o Facebook, as atualizações dos nossos blogs favoritos, o Pinterest (só uma olhadinha!). E pronto, we get lost! Então como manter o foco nesta era de distração digital? Não tenho fórmula perfeita. Não tenho a pretensão de te ensinar nada. Afinal se eu soubesse, nunca mais "me perderia". Mas hoje trago algumas referências que talvez te nos ajudem.
São alguns mind maps. Meio esquema, meio arte, meio psicologia. Foram desenvolvidos pela Jane Genovese do site Learning Fundamentals onde ela disponibiliza seus mind maps e também diversos artigos sobre técnicas de estudo, criatividade, motivação, foco, e por aí vai. Super bacana.
Este primeiro map é justamente sobre como manter o foco na era da distração. Foi baseado no livro Focus: A simplicity manifesto in the age of Distraction, de Leo Babauta. Nesse link aí do livro você consegue inclusive fazer o download de uma versão gratuita.


Agora confesso que eu consigo manter o foco, depois de começar. "Viajo" antes de iniciar algo, mas, uma vez iniciado, foco totalmente naquilo, não disperso fazendo várias coisas ao mesmo tempo (fico até chateada se alguém me chamar no WhatsApp ou se o telefone tocar, por exemplo). Simplesmente não paro. Tenho até mesmo dificuldade de fazer pausas pra beber água e ir ao banheiro. Meu grande problema é o antes. É a procrastinação. Então, se você também "sofre" deste mal de nome bonito, te convido a tentar tentarmos  as sugestões deste outro mind map.


E, por fim se o seu problema é a desorganização. Tem este outro que agrada até os organizadinhos como eu :)



E, como bônus ficam três dicas de sites e serviços bacanas de organização:
1. A Organize com TOC é uma empresa aqui do Rio, especializada na organização de espaços e rotinas. Eu conheço as meninas e posso garantir que elas são ótimas! No blog do site também compartilham dicas bacanas.
2. A Ju Rocha tá em São Paulo com serviços de consultoria em organização além de design de interiores. Ela compartilha muita coisa bacana na fanpage Bagunça Nunca +.
3. A Thais Godinho diz que sua missão de vida é inspirar as pessoas a se tornarem suas próprias personal organizers, e faz isso através do ótimo Vida Organizada.

PS.: as referências sobre os mind maps encontrei no The busy woman and the stripy cat que também tem muita coisa bacana pra organizar e simplificar a vida.


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Karen's good! The problem is that I lose up to these schemes, jejel!
    Kisses and happy week

    ResponderExcluir
  2. Eu sou meio desorganizada e tenho aprendido muita coisa com a Rafa, do Organize sem frescuras.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Karen,
    eu me perco constantemente, o problema é que tem muita coisa interessante acontecendo neste universo blogosférico e eu sou muito curiosa, então… bom, o saldo sempre é positivo, como por exemplo encontrar blogs como o seu - você chegou a mim e eu descobrir este lugar delicioso, parabéns.
    Beijos e bom fim de semana.
    Tereza

    ResponderExcluir
  4. Karen, descobri agora seu post rs Fuçando na net meu nome, ve se pode.
    Quando for assim me avisa que divulgo la fanpage também.
    Obrigada pela lembrança :)
    Bjs

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...