-->

segunda-feira, 30 de março de 2015

3 motivos para participar do DIY Coletivo da Equipe SOS Decor

Oi. Hoje escrevo pra você, especialmente, pra te convencer a participar dos desafios mensais do DIY Coletivo

Como você sabe, faço parte da Equipe SOS Decor, que engloba, além do Pot-Pourri da Karen, o HomeSweetener, da Erica; o The Blue Post, da Carla; o Casa de Amados, da Juliana; o Feita com Muito Esmero, da Stephany e o Casa Design Studio, da Thamyrez.

Mensalmente a gente lança um tema específico e convidamos geral a realizar projetos 'faça-você-mesmo' dentro do tema. 

A questão é que temos recebido muitas mensagens lá na página e também e-mails e comentários em nossos blogs de pessoas dizendo o quão bacana está o coletivo, o quão boas são as inspirações compartilhadas... mas geralmente encerram dizendo que ainda arranjarão tempo pra participar ou pior, que não têm criatividade suficiente. E isso não é verdade! Por isso vim aqui apontar alguns motivos pra você participar conosco dessa troca bacana que as blogagens coletivas proporcionam.

# 1 - Visibilidade pro seu blog:

Então... Eu acredito, de verdade, que a blogsfera é como o céu estrelado, onde cada estrela tem seu brilho próprio mas ainda assim convive numa boa com uma infinidade de outras estrelas sem que nenhuma ofusque o brilho da outra. Entende? Acredito que blogueiros unidos somam. Ninguém subtrai de ninguém. Assim, quero que você some com a gente e, de quebra some visitas e comentários aí no seu blog. 
Pra isso, criamos a página no Facebook e também, recentemente, o perfil no Instagram (@diycoletivo), pra que você nos envie o link de sua postagem e a gente possa compartilhar e somar curtidas, seguidores e comentários pra todo mundo. Você quer isso e a gente quer crescer com você. :)

# 2 - Passe livre para "roubar" ou estímulo à sua criatividade:

Você vai encontar 6 ideias de cada tema, nos nossos blogs no dia da divulgação. Daí você pode fazer um levantamento dos materiais que você tem em casa e encarar uma versão sua. Você pode ainda "dar um google" no tema ou uma garimpada no Pinterest e encontrar algo legal. Se você der os créditos à fonte de sua inspiração, não será plágio. Mas você pode ainda fazer melhor... Durante este processo de se inspirar, você pode ter uma ideia totalmente sua, que pode até ser um "frankenstein" de várias coisas que você viu, afinal num mundo cheio de referências, todo o trabalho criativo é realizado sobre algo que veio antes ou é uma releitura de uma ou mesmo uma mistura de várias ideias anteriores. Nada é totalmente original.
Estamos te estimulando a "roubar" no sentido que ensina Austin Kleon em seu livro 'Roube como um Artista': "transformar o trabalho de suas referências em algo seu, é homenageá-las".

"Roube qualquer coisa que ressoe em você, que inspire ou abasteça sua imaginação. Devore filmes antigos, filmes novos, música, livros, pinturas, fotografias, poemas, sonhos, conversas aleatórias, arquitetura, pontes, sinais de rua, árvores, nuvens, bacias hidrográficas, luz e sombras. Para roubar, selecione apenas coisas que falam diretamente à sua alma. Se você assim fizer, seu trabalho (e furto) será autêntico." (Jim Jarmush)

Os desafios do DIY Coletivo vão te estimular a fazer tudo isso. Por exemplo, para o tema que será divulgado na próxima segunda-feira, eu acabei pesquisando bastante sobre a minha referência, descobri muitas coisas interessantes sobre ela e meu projeto, além de ser minha homenagem, rendeu uma bela bagagem de "furtos" que, somados aos que já tenho e aos que virão, renderão ótimos frutos, com certeza. ;)

# 3 - Vencer algumas batalhas na eterna luta contra o tempo:

Quem não está sempre tentando fazer render as 24 horas do dia, pra encaixar tudo que deve ser feito (trabalho, obrigações domésticas...), mais o que se deseja fazer (ler um livro, ver um filme, realizar um projeto diy...), mais o que é saudável fazer (exercícios, boa alimentação, dormir bem...)? É uma guerra sem fim. Mas no meio desse montão de coisas, se a gente consegue realizar um projeto, fica uma sensação muito boa de vencer a batalha, de conseguir se organizar a ponto de realmente produzir algo. 
Eu, recentemente, lendo o livro de John Perry, 'A Arte da Procrastinação', me descobri uma procrastinadora estruturada. Procrastinadores adiam as coisas que precisam fazer. Procrastinadores estruturados raramente ficam sem fazer nada. Eles fazem um montão de outras coisas enquanto adiam uma. Talvez você seja como eu. Assim, participando do nosso DIY Coletivo, você vai ser obrigada a organizar-se, a estruturar seu monte de tarefas. Não estou dizendo que você vai ser obrigada a fazer um planejamento estratégico completo a cada mês. Mas se você quiser mesmo participar, você vai ter que traçar uma meta e "fatiá-la" em tarefas com prazos. E cada vez que você completar uma tarefa, cada mês que você concluir um projeto, será um estímulo para que você se reconheça como realizador, como vencedor da eterna batalha contra a falta de tempo. 
Isso, somado à visibilidade, aos comentários gentis que, com certeza, você vai receber, será muito gratificante. 

falei escrevi muito, né? Apenas mais uma coisinha: se você não tem um blog, não pense que isso não é pra você. É sim, viu? Queremos trocar sim, queremos movimentar a blogosfera, mas queremos, principalmente, te inspirar a botar a mão na massa e deixar sua casa mais bonita e autoral. E ficaremos super felizes em receber feedback em forma de fotos do seu diy através do e-mail do coletivo (sosdecor@gmail.com) ou do e-mail de nossos blogs (o meu é potpourridakaren@gmail.com) :).

E aí? Te convenci? Espero você na próxima segunda-feira, a primeira do mês, quando divulgaremos o tema de abril, combinado? Até lá.

Karen



Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Olá Karen!

    Estava com saudades de ler suas palavras! São inspiradoras! Vê se não some, não, please!!!!

    Achei lindo esse texto, você deu três motivos fortes para a galera participar do DIY Coletivo. Participar da blogagem coletiva foi uma das melhores coisas que aconteceram no meu blog. Conheci pessoas incríveis, meu senso de companheirismo aumentou milhões de vezes mais (não só com as meninas do DIY Coletivo) mas com toda a blogosfera. hahahah Até com blogs que não são do mesmo nicho que o meu.
    Desafia a minha criatividade, e estou amando isso! Quem participa só tem a ganhar!!! =)
    Espero que esse seu post inspire muitas blogueiras!!!!

    Beijo grande! Thamyrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Que bom, Thamyrez!
      Eu demorei a escrever esse post e qdo publiquei ainda tinha mais motivos em minha cabeça... kkk
      Isso que vc mencionou de sentir-se parte de algo maior e não ser um blog isolado, é muito bacana, né?
      E vamos torcer pra que eu convença bastante gente :)

      Excluir
  2. Ai, ai....caiu como uma luva esse post....
    Vou tentar participar! De verdade! Vc me convenceu, querida!
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Karen, que ótimo post. Depois dessa vou me organizar logo para esse mês .. hahaha
    Quero somar junto com vocês.
    E não há nada mais prazeroso do que criar algo.
    Adorei!
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  4. Karen querida, que post cheio de amor!
    Eu, que ando desaparecida do Home desde que o ano começou, tenho tentado, pelo menos, participar da nossa BC. Pra mim, o DIY coletivo acabou sendo uma terapia, um momento que eu tiro para mim, para criar algo aleatório, que se destaque do meu dia-a-dia. Vocês, minhas companheiras, são o bonus, o presente!
    Vida longa ao DIY Coletivo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Karen também já tinha visto este post. Mas só agora estou comentando. Você até já me fez esse convite pra participar da blogagem coletiva. Confesso que vontade não me falta. Tenho passado por uma fase complicada. Mas quem sabe...o futuro a Deus pertence. Um beijão e um ótimo final de semana Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torço pelo futuro com vc produzindo muita coisa bacana pra nossa blogagem coletiva, Gabriela.
      Bj

      Excluir
  6. Oi Karen!!
    Estou aqui há meses ensaiando a participação no DIY Coletivo, mas até hoje não consegui por pura falta de tempo. Mas esse seu post... me deixou com água na boca!!!! :)
    Um beijo, flor!
    Alice
    www.jardimdocoracao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, Alice!
      Se organiza no tempo aí e bora participar.
      Não tenho dúvida alguma quanto à lindeza que vc vai produzir! ;)

      Excluir
  7. Aiiiim, que legal!!! Queria moooooito participar deste grupo arteiro!!! Posso?
    :D
    Bju!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa...
      Bora arregaçar as mangas, Rosa. Tá no ar o desafio "viagem": inventar algum item pra levar na viagem ou algum item de decor inspirado em viagens.
      Este "grupo arteiro" tá super feliz, esperando a tua participação!
      Bjao

      Excluir
  8. Ameeei! Sempre que venho aqui e nos outros blogs das meninas, fico com as mãos coçando para participar. Queria saber como faço para participar? Lindo seu blog Karen.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layde!
      Respondi seu e-mail com todas as informações :)
      Te espero no desafio deste mês, hein?
      Um beijão

      Excluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...