-->

segunda-feira, 2 de março de 2015

DIY Coletivo: decoração inspirada na sétima arte


E o Oscar de melhor coletivo de blogueiras vai para... DIY Coletivo SOS Decor! Esse coletivo que está sempre se reinventando (agora estamos também no Instagram @diycoletivo) e trazendo temas cada vez mais inspiradores pra estimular a criatividade da galera que adora um desafio faça-você-mesmo.
E em tempos de Oscar, nada mais apropriado que a inspiração vir da sétima arte. Isso mesmo. O tema deste mês é cinema. O desafio: criar um item decorativo / funcional inspirado num filme, num personagem, numa frase, numa cena... Enfim, que tenha o cinema como referência. Bacana, né?


O filme escolhido por mim chama-se The Book of Life (Festa no Céu, na versão brasileira) e é uma animação inspirada no Dia de Los Muertos. Eu não vou contar o filme aqui. A proposta não é essa. Apenas digo que o filme traz uma história de amor, fazendo uma releitura de Romeu e Julieta. O filme traz as lindas caveiras mexicanas para a tela do cinema e fala sim de morte, mas sem passar uma mensagem de dor ou tristeza. Uma verdadeira homenagem à cultura mexicana. 

Minha escolha pode parecer inusitada, a princípio, mas apenas reflete meu fascínio pela festa, pelo colorido e por todo o significado que o Dia de Los Muertos representa para a cultura mexicana. Acho fantástica a ideia de celebrar o dia dos mortos com uma festa colorida com as comidas preferidas dos antepassados mortos, já que eles acreditam que, neste dia, é permitido que os mortos venham visitar seus parentes vivos. Eles crêem que, enquanto os antepassados forem lembrados, eles estarão vivos em um mundo paralelo (a Terra dos Lembrados retratada no filme). 
Admiro que os mexicanos mantenham a tradição de fazer deste um dia de respeitosa alegria e não de dor, como na maioria das culturas. Sem falar que simplesmente amo a estética das caveiras. Tanto que aqui no blog já teve QUADRO DE CAVEIRA FLORIDA pro DIY com tema tecido e também MAQUIAGEM CARNAVALESCA de caveira mexicana.



Assim, pra essa edição eu fiz dois vasinhos de caveirinhas mexicanas que, embora batizados com os nomes dos personagens, não são iguais a eles. O traçado e colorido que fiz refletem um montão de caveirinhas que já vi por aí e minha (pouca) habilidade para o desenho. :)

O passo-a-passo é simples. La Muerte te mostra:


E só! 
Eu já comprei os vasinhos brancos, então foi simples assim. Para o Manolo (que, no filme, não era colorido), mais simples ainda, já que fiz o vasinho apenas com o traçado preto, sem colorir.
Para colorir La Muerte, usei tinta acrílica e pincel. Mas canetinhas coloridas (tipo Sharpie ou Posca) também resolvem. 




Uma confissão final: tem uma parte do filme onde um vaso, com um cacto plantado, é jogado pela janela. Daí a ideia original era plantar um cacto em cada vaso. Mas fiquei com pena. Tô apaixonada pelos meus vasinhos. Não quero que eles fiquem sujos de terra e umidade... Então coloquei suculentas de mentirinha. Pode??? ;)

Bem, não sei quanto a vocês, mas eu estou super curiosa pra descobrir o que as outras meninas do coletivo fizeram (a gente envia umas às outras apenas a imagem de divulgação. O post completo é surpresa tanto pra gente como pra vocês). Então vamos clicar nas imagens abaixo pra descobrir?
E depois de se inspirar com nossos projetos, que tal você fazer aí o seu e enviar pra gente? Veja AQUI como.



O DIY Coletivo SOS Decor é um coletivo de blogueiras que adoram um desafio para transformar, elas mesmas, suas casas em verdadeiros "sweet homes". Aqui o bom, bonito e barato se encontram sob forma de boas ideias. Visite nossa fanpage. Você pode participar também.
Veja aqui, o que já rolou nas edições anteriores do DIY Coletivo SOS Decor.


Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Karen do Céu! Adorei seus vasos! Nem te conto que meu projeto do mês que vem seria um vaso pintado também (oh, my!) rsrsr
    Olha a sintonia: fomos de mexicano :O)
    Também sou fã da cultura mexicana - amo de paixão o colorido, a festa, a comida...
    Mandou super bem! La Muerte e Manolo ficaram ótimos!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Erica! Fico feliz que tenha gostado!
      E, mais uma vez, a sintonia aparece. Que super, né?
      Não desiste do vaso pro mês que vem, não! O coelho vai sair do vaso, não da cartola. ;) kkkk

      Excluir
  2. Karen!!!! Quanto talento menina! Ficaram lindos seus vasos! Você desenha super bem, não sabia dessa sua habilidade!

    Estou amando esse tema, estou com ótimas sugestões de filmes para assistir, seu filme será mais um para a minha listinha! Achei muito interessante tudo o que você falou e confesso que não conhecia tão bem essa parte da cultura dos mexicanos. Realmente muito diferente da nossa, que não lida bem com a morte e com perdas! Seria um ótimo aprendizado!

    Beijos, Karen! Amei, amei, amei!
    Thamyrez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamyrez, eu tb fiz uma listinha de filmes!
      Que bom que vc gostou! Fico mto feliz!
      Ah... Estou com a mão coçando pra ir comprar umas tintas neon ;)

      Excluir
    2. Compra sim Karen!!!! Só cuidado para não se viciar! ;)

      Excluir
  3. Caramba, Karen! Você me fez ficar com muita vontade de ver esse filme! Eu sempre me incomodei com o fato da maioria das culturas verem a morte como uma coisa ruim, de fazer do dia dos mortos um dia de dor. Prefiro a maneira da cultura mexicana de lidar com isso, já que é um processo natural, da qual sabemos que não podemos escapar.
    Eu não costumo ser fã de caveiras, mas esses vasinhos que você fez, eu teria fácil, fácil! Ficaram lindas! Nem sei se gostei mais do Manolo ou de La Muerte. Muito amor! <3 <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que assistir mesmo, Juliana! Vale a pena.
      Fico super feliz que vc teria lugar aí na sua amada casa pros meus vasinhos! Amei!
      Qto à cultura mexicana, bora marcar uma viagem pro México, pra vivenciar essa festa?

      Excluir
  4. Me encantan las macetas decoradas con motivos de los muertos estilo mexicano, me encantan Manolo y La Muerte!! Tomo nota para hacer el diy!!
    Bsts guapa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegro de que te haya gustado , Mónica!
      Tengo muchas ganas de ver a su diy.
      Bsts

      Excluir
  5. Amo suculentas e amo essas caveiras mexicanas. Daí vc imagina a quantidade de amor envolvido com este seu post!!!! <3 <3 <3

    Parabéns pela criatividade!!! :)
    Um beijo no <3!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice. Bem-vinda!
      Que bom que vc gostou a ponto de sentir o amor!!!! Fiquei super feliz!
      Vc que ama suculentas, gosta tb destas artificiais que usei?
      Bj no seu <3 tb!

      Excluir
  6. Oiii Karen, adoreiii, adoreiiii o vasinho.
    Que dom é esse pra pintura?Ficou perfeito!!
    Beijos
    www.decorarepreciso.com.br/blog

    ResponderExcluir
  7. Não sei por qual estou mais apaixonada. Ficou lindo!!
    Com suculenta então que são minhas queridinhas ♥
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mhilka.
      Obrigada, de <3. Acho que as suculentas são queridinhas de 10 entre 10 blogueiras de décor, não é mesmo?
      Bj

      Excluir
  8. Oi Karen! Já tinha curtido seus vasinhos lá no face. Agora vim te fazer uma visita. E eles ficaram ótimos com essas suculentas. Hoje comprei um pouco delas lá no centro. Naquela loja da rua Buenos Aires. Que a gente entra e não quer sair mais kkkk. Quero fazer um vaso como se fosse um jardim de suculentas. Em breve estarei de volta com o blog. Um beijo grande. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabriela!
      "Aquela" loja da Buenos Aires é tudo de bom!!!! Semana passada fiquei 1h30 lá dentro, acredita? Olhei tu-do. Me segurei e saí de lá apenas com duas peças.
      Qdo ao seu blog: volta, volta, volta!!!! :)

      Excluir
  9. Para quem como eu, gosta de suculentas (essas nem parecem fakes, estão muito realistas!) de vasos pintados e de caveiras, seu projeto arrasou! bj

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...