-->

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto festa da filhota

Hoje vou mostrar pra vocês o planejamento da festinha de aniversário de minha filha. Como já falei aqui, resolvi fazer uma festa no Sul, totalmente handmade. Idealizei e realizei cada etapa desta festa. Foi uma mistura prazerosa de gerenciamento de projeto e terapia ocupacional.
Primeiro fiz um desenho de como eu imaginava e gostaria que fosse o resultado final da decoração da mesa.

 




Depois fiz o levantamento do número de convidados, solicitei as medidas da mesa e parti feroz pra SAARA, com uma listinha detalhada de tudo que precisava e também das quantidades de cada item.
O mais difícil foi encontrar os tecidos que imaginei. Acabei comprando o floral na Casa Pinto e o poá na São Januário, ambas na rua Buenos Aires.



Chegando em casa montei uma planilha de tudo que comprei com quantidades, preços e fornecedores. Fiz o mesmo para as comidas, bebidas e o que contratei para diversão da festa. Certo, você pode me achar um tanto quanto neurótica. Metódica eu diria. Mas vai concordar que facilitará muito no caso de eu repetir a dose.

Aí comecei a terapia ocupacional de preparar os detalhes enquanto assistia aos shows do Rock in Rio pela TV...
Pompons de papel de seda: utilizei 10 folhas para cada pompom, pois queria que ficasse bem "fofinho" e segui o passo-a-passo do igualmente fofo A casa que minha Vó queria.

1. Com as dez folhas de papel de seda, uma sobre a outra, dobrei conforme a figura 1, fazendo uma sanfona de aproximadamente 4cm de largura;
2. Dobrei a tira produzida ao meio, amarrei com arame (reutilizei os arames de saquinhos de pão) e cortei arredondando as pontas;
3 e 4. As dobraduras foram transportadas fechadinhas. A abertura dos pompons  foi feita por Mc Sister, com muito amor, no dia da festa.



Bandeirolas de tecido para circular a mesa e também para adornar o bolo: calculei a dimensão das bandeirolas e sua quantidade de modo a ficar proporcional à mesa de 4,8m de comprimento e 1m de largura. Assim, recortei 20 bandeirolas de cada tecido e colei as 40, intercalando os tecidos, em uma fita de gorgurão verde de 8mm. Reservei 0,5m de cada tecido para isso e ainda sobrou.





Baleiros: comprei dois baleiros para colocar os doces, mas não os encontrei na cor que eu queria, então fiz uma espécie de découpage beeeem simples, colando guardanapos coloridos. Usei cola diluída em água (quantidades iguais), colei os guardanapos cobrindo toda a extensão do baleiro desmontado, deixei secar e cobri novamente. Duas "demãos" de guardanapos, ok? Encapei dois baleiros, um verde e um rosa.


Bandeirinhas no palito para enfeitar os copinhos de sorvete: utilizei palitos de madeira, daqueles com os quais não devemos palitar os dentes e fita isolante colorida. Calma, não servi sorvete flambado, apenas utilizei algo que tinha em casa. Comprei certa vez um pacote de fitas isolantes coloridas pra uma outra ideia que tive e acabei encontrando colherinhas exatamente nas cores das fitas que eu já tinha. Pronto!




Ainda recortei uma letra "N" em papel mais grosso e colei tecido floral. Encomendei um bolo sem cobertura, bem simples, para enfeitá-lo com a letra N + varal de bandeirinhas + vela (como no primeiro esquema que desenhei).
Vocês verão o resultado final em breve, aqui, neste mesmo "bat local".

E por último hoje, repasso algumas dicas para calcular a quantidade de comidinhas e bebidinhas. Depois de pesquisar em alguns sites, deixo este como dica pra vocês.
Minha experiência: Calculei as quantidades segundo as dicas do site. Comprei salgados, canapés e doces com uma margem de sobra de apenas 5%. Mais cachorrinho quente (feito pela minha mãe), bolo de aveia (especialidade da minha tia Ana) e sorvete (artesanal fabricado pelo meu dindo João). Faltaram 10% dos convidados, isso porque eram todos da família ou amigos muito próximos. Se for convidar coleguinhas de escola, professores e tal, vale contar com 20% de faltas. É o que tenho observado ao longo de 7 anos de festa. E o resultado foi que sobrou muuuuita coisa!
Quanto à bebida, melhor avaliar o perfil bebedor dos convidados do que seguir as estimativas. Meu irmão aumentou em 40% a minha quantidade. Consequência: a geladeira da minha mãe só tem cerveja. Não cabe mais nada! Mas enfim é sempre melhor sobrar do que faltar, não é mesmo?
Foi uma festa no final da tarde de um dia quente. Somente duas pessoas beberam vinho e assim mesmo, apenas uma taça.
Quanto à variedade de doces e salgados, optei pela máxima recomendada no site.

Sei que este post ficou chato, tentando ser didático demais e longo, mas me permitam não acabar ainda e deixar um pouquinho das inspirações que utilizei pra idealizar nossa festinha.

imagens cake.

imagem a beautiful mess blog

imagem cake.

imagem A casa que minha Vó queria

Volto logo com fotos do evento, que carinhosamente chamei de "A festa vintage verde e rosa da Ninoca".
Beijo grande ;)
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Ansiosa para ver!!!!! rsrsrs
    Imagino como não ficou linda!!!!
    Bjsss,
    Vanessa Datrino
    datrinodesign.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga, a festa estava realmente maravilhosa em todos os sentidos....a decoração de encher os olhos, a comidinha deliciosa, e principalmente uma energia contagiante...foram horas mágicas...Adorei a idéia dos pompons...muito facil e lindos....bjks...

    ResponderExcluir
  3. Estamos aguardando anciosamente o post da festa pronta ( eu e o tio beto). Beijos

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...