-->

terça-feira, 22 de maio de 2012

Upcycle iluminado

Há alguns meses ando colecionando garrafas... 
Pois é, algumas pessoas tem especial apreço por seu conteúdo e eu me descobri encantada pelas embalagens mesmo. Mais precisamente por garrafas de destilados. As de vinho são praticamente todas iguais, diferindo umas das outras apenas na cor e/ou na tonalidade da garrafa. Já as de destilados são dos mais variados tamanhos e formatos. Sem falar dos rótulos...
Bom, então eu andei transformando garrafas em abajures, do mesmo modo que fiz naquele post, que chamei de 'Reciclagem luminosa'. Reutilizei as garrafas e "produzi" luz por aqui. Espero que gostem. :-)


1. Nesse comprei a cúpula pronta já com esse tecido adamascado e apliquei umas tachinhas, seguinto a estampa das hastes das flores. Também mantive um pedacinho do rótulo na parte superior da garrafa, metalizado e com a inscrição '1824'.
Ah, o Santo Antônio, foi presente da minha madrinha e gostei do "efeito" dele ali, com seu manto marrom, junto à cúpula iluminada marrom...



2. No próximo, embora a foto não tenha valorizado, a cúpula branca também tem efeito adamascado. Gostei especialmente do formato desta garrafa, que apesar de conter uma bebida forte que não agrada algumas meninas (como eu!) tem um aspecto bem feminino. Acho que a leve curvatura do gargalho, e o estreitamento na base dão impressão de delicadeza, mas ao mesmo tempo tem um fundo mais espesso, forte, seguro... Uma verdadeira mulher (perdoem as divagações desta alma insana!).



3. Se Mr Jack Daniel´s foi degustado quando meu irmão esteve nos visitando, nada mais justo do que fazer um abajur especialmente pra ele. Esse bem masculino então. Quadrado, "preto no branco", sem firulas... Alguém discorda?
A cúpula eu comprei branca, mas aos '45 minutos do segundo tempo' não gostei. Como ia viajar na manhã seguinte, resolvi com spray preto que tinha em casa. Não cobri com muitas camadas aí ficou um efeito meio estonado que gostei.



4. O último foi inspirado neste post da Marina Otte. Uma pessoa muito bacana que sempre "passa" por aqui deixando comentários simpáticos e que me fazem muito bem. A Marina escreve o blog Arquitetura Fashion, onde dá muitas dicas provenientes de seu (muito!) talento e também da observação da vida e das pessoas chinesas, já que está "marinando" por lá.
A dica de usar o pedacinho de EVA pra aplicar as tachinhas é show, Marina!



Assim acabei com um pot-pourri de abajures por aqui, mas também andei distribuindo um tiquinho de luz por aí: número 1 está na minha sala, 2 ainda não tem dono (alguém se habilita?), 3 já é do meu 'superhiperamado' brother e número 4 agora é da Si, nossa querida assistente aqui de casa.
Verdadeiro upcycle*, não?


* upcycling: é transformar algo que já está no final de sua vida útil, sem passar por processo de reciclagem (que envolve energia para "destruir" sua forma, digamos assim, e então ser transformado em algo novo). No upcycling o material é usado tal qual está, sendo transformado em um produto novo. ;-)

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Amiga....você está cada dia melhor hein....adorei estas idéias....estou fazendo uma reciclagem na minha cozinha de baixo, onde tem a lareira, inspirada em seus posts, quando estiver pronto mando fotinhos....e ia ficar muito legal este abajur que está doando, (ou vendendo) lá.....o que acha...kkk....bjs no coração, saudade grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga...
      Manda fotos sim, que me inspiro e faço algo especialmente pro teu ambiente!
      Bj

      Excluir
  2. Oi Karen!!!
    AI que legal, amei aparecer por aqui no teu blog. Muito obrigada e desculpe a demora para ver, estava viajando!
    Suas ideias são ótimas, boas inspirações!!!!! ADOREI
    Estão ocorrendo grandes mudanças no blog, logo logo vc vai ver.
    Beijos enormes Marina
    http://arquiteturafashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Karen, adorei as fotos! Tenho colecionado garrafas também, mas com moderação, já que ainda não tenho ideias e nem espaço para guardar. Não TINHA ideias rss Agora vou por a mão na massa .. Só preciso aprender fazer. Pena que não tem P-A-P... beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila.

      Que bom que gostou. Quanto ao PAP, é pra já:
      Veja aqui como furar as garrafas:
      http://potpourridakaren.blogspot.com.br/2013/08/diy-luminaria-de-garrafa-com-pisca-pisca.html

      Daí vc passa o fio por dentro do buraco e monta o bocal conforme as imagens deste post:
      http://potpourridakaren.blogspot.com.br/2014/05/diy-coletivo-luminariarevisteiro-com.html

      Obrigada. Eu não tinha me dado conta que não havia feito PAP detalhado pras luminárias de garrafa. ;)
      Beijão pra vc!

      Excluir
    2. Obrigada Karen! Já estou super empolgada pra botar minhas mãos nas garrafas rs. Beijos e feliz ano novo!

      Excluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...