-->

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Encontrando beleza na imperfeição ou Wabi-Sabi aplicado à decoração


Wabi-Sabi é um conceito japonês, que traduz a transitoriedade da vida, das coisas, a ação do tempo. É o contrário da ostentação. É rusticidade, é contato com a natureza, é simplicidade. Wabi-Sabi traduz uma filosofia, uma visão de mundo, uma visão de beleza encontrada no imperfeito, uma aceitação de que a vida está em constate mudança, de que tudo sofre a ação do tempo.


É possível valorizar esta filosofia e trazê-la para o dia-a-dia de nossa casa e, ao mesmo tempo, não abrir mão do conforto, da tecnologia, de peças de design? Creio que sim! Se sua casa traduz o que você é, se a "lounge chair" está ali, pois tem mais valor afetivo do que estético, se você acredita que as coisas não precisam ser novas e perfeitas para serem bonitas e até valoriza as "marcas do tempo", se você não segue regras de certo e errado para decorar sua casa, se você possui objetos artesanais, antiguidades de família, então você está comigo nessa. Você vive este conceito. Eu vivo e nem sabia, até recentemente quando li a respeito e fui atrás de mais informações.






Eu trouxe estas inspirações hoje pra você, pois até pouco tempo eu não conhecia o conceito, mas descobri que, intuitivamente, o aplico. Lembra um post antigo em que falei sobre ser feliz do seu jeito, com exemplos da minha casa? Pois é, reconheci minha casa Wabi-Sabi ali e eu nem sequer havia ouvido falar nisso quando escrevi aquele post. Talvez você descubra isso também. Ou, quem sabe, este post seja um convite pra que você trilhe um novo "caminho" na décor e na vida. ;)

Imagens: Shannon Gray / Wabi-Sabi style / the Room / @apto41 e mais algumas neste meu painel do Pinterest
Referências: Wabi-Sabi style / Wabi-Sabi ateliê / Referans

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Olá Karen,
    Já conhecia o conceito, que aliás vc explica aqui muito bem e acho-o extremamente válido. Peças imperfeitas, usadas pelas pessoas e pelo tempo, são objetos com memórias. Há que saber apreciar a imperfeição! A tendência hoje em dia decora-se mais com base nas emoções do que na estética.Bj

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...