Adoro coisas úteis e bonitas, mas também adoro reutilizar. Reutilizar dá um novo sentido a algo que ainda tem qualidade e que já tem uma história. Nesse caso, creio que foi mais do que uma reutilização. Creio que podemos definir como uma reconstrução. A construção de um novo significado, de uma nova utilidade.
Não sou uma catadora de lixo, embora acredite que o lixo possa sim, ser extraordinário. Sou um olho atento. Sou o tipo de pessoa capaz de entrar em um lojão daqueles de artigos populares e encontrar “pérolas”. Eu fico de olho... “Olho vivo e faro fino”, entende?
Dia destes chegando em casa me deparei com o extraordinário logo ali, do outro lado da rua...
E, um pouco constrangida, mas também excitada, recolhi toda a potencialidade de reconstrução de uma velha veneziana ali descartada. O potencial era tamanho que rendeu dois projetos.
Isso aconteceu em junho e só agora, três meses depois, concluí o primeiro deles. Infelizmente, procrastinar é realmente algo que faço muito bem...
Confesso que só ficou pronto devido à importantíssima ajuda do Barbosa, funcionário aqui do prédio, que assistiu meu namoro com a caçamba e gentilmente se ofereceu para, não só carregar, mas também lixar as venezianas pra mim. Ele fez todo o trabalho pesado. Uma benção!
O projeto Direto da caçamba – Parte 1 então, foi transformar a parte menor da veneziana recolhida em um porta cartas e chaves pra casa nova de minha mãe, que depois de 35 anos está reconstruindo seu lar em um novo endereço. Então nada mais significativo do que reconstruir isso e presenteá-la. Meu jeito de enviar energias positivas pra reconstrução dela que acontece distante (embora apenas geograficamente) de mim.
A cor e os detalhes que escolhi foram os que imaginei que minha mãe iria gostar. Se tivesse feito para mim, talvez nem tivesse pintado a veneziana. Talvez tivesse pulado o passo número 2. Quem sabe no projeto Direto da caçamba - Parte 2? Veremos...
Sem mais delongas, depois de:
1. Remover a pintura antiga, corrigir as imperfeições com massa corrida, lixar (trabalho do Barbosa)...
2. Aplicar três demãos de tinta acrílica (usei cor areia)...
3. Desgastar levemente com lixa alguns pontos da veneziana, fixar uma tira de tecido da largura da parte interna da veneziana na primeira vareta da parte detrás, com tachinhas...
4. Seguir fixando o tecido com tachinhas nas varetas subsequentes, deixando uma “folga” para produzir uma bolsinha entre cada vareta (eu fiz isso deixando aproximadamente 15 cm de tecido entre os pontos de fixação e como consequência obtive “bolsinhas”ou escaninhos de 9 cm cada)...
5. Arrematar na parte superior escondendo as tachinhas de fixação na última vareta (eu obtive então 6 “bolsinhas” de tecido, ou seja, 6 escaninhos disponíveis para cartas)...
6. e 7. Colocar ganchos para fixação na parede na parte detrás da veneziana (usei dois)...
8. Colocar os 4 ganchos para chaves na parte da frente e enfeitar a gosto.
E eis que surge um lindo e útil escaninho para cartas e também chaves e/ou penduricalhos quaisquer.
Assim ficou em minha casa, apenas para a foto, porque agora já está no novo lar de minha mãe.
Oi Karen
ResponderExcluirtd bem?
adorei sua reutilização!
ja estou curiosa para a segunda parte!
tenho certeza que sua mãe vai ficar bem feliz :)
bjinhus
Adorei!!!
ResponderExcluirFicou ótimo mesmo!
Karen, achei demais a sua atitude. Nunca tinha pensando em olhar para as caçambas e pode ter certeza que vc mudou um pouco a minha vida, porque repararei sempre a partir de já, kkkkkkkk...
ResponderExcluirFiquei feliz com seu comentário no blog e espero inspirar sua irmã... Se precisar de ajudas e dicas, é só falar. Onde ela irá casar? Porque eu tb me caso no ano que vem!
beijinhus, abraços, sorrisos e um final de semana Maravilhoso,
Mayana
baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha
Fiquei bastante impressionado e feliz. parabéns. Será q a segunda parte é pra mim?
ResponderExcluirEu vi o resultado e ficou ótimo!!
ResponderExcluirparabéns!!
bjo
Vc realmente é um talento Mc!! Ficou lindo!!
ResponderExcluirSerá que não rola um pra minha casa nova também?? O Tio Beto é tão bagunceiro... tenho que sair catando as chaves dele todo dia (ainda bem que a gente já tem know how nisso, né?).
Mil beijos
oi Karen,
ResponderExcluiradorei rever o blog, cheio de ideias bacanas!
bj!
Como sempre...adooooooooooorei...
ResponderExcluirMuito orgulho dessa minha amiga...
bjs
Bom dia Karen, admirável sua atitude e belíssimo o resultado final do seu trabalho. Assim como você também "sou um olho atento", adorei essa definição. Mas, por mais que eu procurasse amiga, ainda não encontrei uma caçamba recheada de tesouros como esses.
ResponderExcluirO fato é que não desistirei... continuarei atenta aos "lixos" preciosos, descartados por aqueles que só os enxerga, como lixo. Parabéns de novo! Ficou lindo!
Muito obrigada pela visita carinhosa ao Casinha pra Viver, seja sempre muito bem vinda!
Beijos grandes e uma ótima semana.
Obrigada, gente. Vcs são uns amores!
ResponderExcluir