-->

segunda-feira, 5 de maio de 2014

DIY Coletivo: luminária/revisteiro com canos de cobre



Depois de alguns dias sem atividade neste blog, hoje é dia de DIY, ou melhor, de DIY Coletivo. A equipe SOS Decor, deliberou e, depois de escolher a leveza do tecido, na última edição, resolveu que o protagonista desta vez seria de livre escolha de cada blogueira, mas... deveria, obrigatoriamente, ser adquirido em loja de material de construção.

Eu queria uma luminária pra ficar ao lado da minha poltrona de leitura. E este tema foi o que faltava pra eu descruzar os braços e realizar este projetinho que tinha em mente há tempos.
Confesso que não foi fácil. Mas pra você, não será difícil, pois vou compartilhar contigo os erros que cometi durante o processo, e tornar teu DIY muito mais fácil que o meu. :)


Pra começar, compre o cano de cobre e peça que a loja já corte os pedaços, vai facilitar muito. Siga o esquema acima para as medidas. Para a estrutura base, você vai precisar ainda de 5 "joelhos" e uma tampinha (daquelas que se usa em banquinhos de metal). Além disso veja abaixo, os demais materiais necessários: primer, tinta spray preta, cabo de luz, bocal, tomada e lâmpada (que esqueci de incluir na foto).





Meu PAP começou pela pintura (primer e tinta spray preta), mas sugiro que você não faça isso (!). Monte a estrutura e depois pinte. Pra te explicar o porquê, já  vou tecer alguns comentários:
1. Eu acreditei que, apenas encaixando os canos nos "joelhos", a estrutura se sustentaria. Mas, a verdade foi que o peso das partes que ficam na vertical, provocou um giro nos joelhos da base e tudo desmoronou. Até a lâmpada quebrou :( Ok, ok. Pode me chamar de ingênua, mas estou eu apenas iniciando nesta arte da construção civil. kkk
2. Uma vez que acreditei, como expliquei no item acima, parti logo pra pintura dos canos, como você vê nas fotos aí de cima (deixei-as aqui apenas para ilustrar a sequência primer-tinta, ok?). Então, montei  a estrutura depois de pintar e você já sabe o que aconteceu! Aí eu precisei fixar os joelhos nos canos. A primeira tentativa com kit SOS, não deu certo. A massa não fixou por causa da tinta. Tive que partir pra solda e chamei um soldador pra me ajudar na montagem, segundo o esquema que você verá logo a diante.


Mas para isso, eu tive que lixar as partes a serem soldadas e, depois, arrematar a pintura nas conexões. Resultado: trabalho dobrado e maior gasto de material. Portanto aprenda com meu erro e MONTE ANTES DE PINTAR, ok? Dito isso, continuemos o PAP da montagem da estrutura.


Comece soldando as duas partes de 60cm à um joelho (1). Fixe também um joelho em cada extremidade destas barras de 60cm, ambos com a abertura virada para cima (2 e 3). Esta é a base da luminária. Em separado, junte as partes de 32 e 40cm com um joelho (4) e então fixe em uma das extremidades da base (5). Fixe a barra maior (de 160cm) na outra extremidade, deixando-a levemente inclinada (6). Agora encaixe um joelho na ponta da haste maior e arremate a outra ponta da estrutura com a tampinha.




Depois da montagem, eu arrematei a pintura e terminei a luminária, acoplando o bocal e a tomada às extremidades do fio e enrolando-o ao longo da haste maior. Eu inseri um pouco do fio no cano e dei um nó, a fim de evitar que o fio "escorregue" e a lâmpada saia da posição (altura) desejada. Vc pode também esconder o fio, passando-o pelo interior da estrutura. Nesse caso lembre de comprar mais um joelho ao invés da tampinha de arremate (que usei na ponta do revisteiro). Eu optei por deixar o fio aparente, pois achei mais charmoso.





Gente, este DIY foi na base da tentativa e erro. Perdoem se o PAP ficou meio confuso. Eu não quis simplesmente descrever um PAP lindo, sem relatar os tropeços. Não seria justo com você que me acompanha.
E pra finalizar, vocês já sabem: clicando nas imagens abaixo, vocês descobrem o que as outras meninas do DIY Coletivo SOS Decor aprontaram (ou seria construíram?) desta vez.


* Não esqueça de conferir aqui o que já rolou nas edições anteriores do DIY Coletivo SOS Decor.

  O DIY Coletivo SOS Decor é um coletivo de blogueiras que adoram um desafio para transformar, elas mesmas, suas casas em verdadeiros "sweet homes". Aqui o bom, bonito e barato se encontram sob forma de boas ideias. Visite nossa fanpage. Você pode participar também.

Update: Inscrevi este post na "festa de links" #diariodeco13, cujo tema é 'decoração handmade'.  
Estoy participando en la fiesta de enlaces #diariodeco13 


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Kareeeeeeeeeen! Arrasou! Demaiiis mesmo essa luminária revisteiro!
    E eu não acredito que nós duas erramos. Pintamos antes de montar! hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Fala sério, Karen!!! Você precisa mudar de profissão urgentemente! Uma designer de mão cheia, meu Deus! A-mei seu projeto! Nível máximo de estilo e criatividade. Well done!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu ameeeeeei! Ficou tão chique! =)
    Eu ainda morro de medo de mexer com parte elétrica, estou esperando uma oportunidade para pedir ao pedreiro da família que me ensine! =)
    Quanto ao erro de pintar antes de montar, acho que eu o cometeria também. rsrsrsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o projeto, ficou super criativo

    ResponderExcluir
  5. Oi Karen. Amei seu projeto. Muito chique. Obrigada pelo convite pra participar da blogagem coletiva. Mas por enquanto ainda não sei. Se mudar minha decisão, te aviso. Beijos Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  6. Oi Karen,não resisti e já virei sua seguidora,que vontade de fazer uma para mim,pena que não tenho tanto espaço para dispor a luminária,amei ficou bela...parabéns...

    ResponderExcluir
  7. Olá Karen, deu trabalho mas valeu muito a pena. A luminária ficou muito original e perfeita nesse seu canto de leitura. O pap está muito bem explicado. Eu faço muita coisa, mas não levo o mínimo jeito para construção. Parabéns, o resultado ficou belíssimo. Bj

    ResponderExcluir
  8. Concordo com sua amiga Erica!!! Super designer!!! Ficou sensacional! Parabéns!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...