Eu adoro cadeiras. Há tempos sonho em ter uma mesa de jantar imensa com um pot-pourri de cadeiras diferentes.
Enquanto isso não acontece vou pesquisar, guardar imagens inspiradoras e compartilhar aqui com vocês. Combinado?
Pra começar então, um clássico do design: a cadeira Thonet nº 14.
Michael Thonet foi o cara que, lá em 1859, com uma técnica para envergar a madeira utilizando vapor, apenas 6 elementos e 6 parafusos, produziu uma cadeira leve e fácil de montar que foi a primeira cadeira passível de ser fabricada em série.
Em uma época onde o mobiliário era produzido artesanalmente, ele revolucionou a indústria moveleira, produzindo um modelo de design atrativo e de fácil distribuição e montagem (a cadeira chegava desmontada para o cliente).
O modelo original Thonet nº 14 tem assento de palha, mas hoje é comercializado em diversas variações: com assento de madeira, de tecido e cores diversas, mas sua essência continua a mesma e isso é fácil de perceber. Veja só:
E mais algumas inspirações atuais e futuras, neste meu álbum do Pinterest. ;)
Olá Karen!!!
ResponderExcluirSou fã dessas cadeiras também! E seria muito luxo tê-las em minha casa, também gostaria delas coloridonas! =)
Amei a referência dela com azul royal! Lindo! E a combinação do lilás com o rosa pastel! Amei!
Gostei de saber dos detalhes da montagem dela, não sabia que era tão simples e tão antiga!
Beijos! Thamyrez
Essas cadeiras são um charme! Muito legal ler sobre o histórico delas, gosto bastante desse tipo de conteúdo. Tem uma outra cadeira dele que é bem conhecida, chamada Bentwood, que tb era confeccionada com essa técnica da máquina de vapor.
ResponderExcluirAssim como a Thamyrez, eu também prefiro as versões coloridas, se possível, uma de cada cor rsrs ficam bem delicadinhas coloridas.
Bjão, Karen!
Manu
www.simplichique.com.br
Olá Karen, na casa do meu pai tem 3 bancos altos, de bar, Thonet. O bar já era, mas as 3 estão lá guardadas para mim. São pretas, mas penso que foi minha mãe que mandou lacá-los lá nos anos 80, quando reformou o apartamento. No dia que elas vierem para mim, a intenção é deixá-los na madeira natural. São lindas as cadeiras, intemporais, ao natural, coloridas, o que for! bj
ResponderExcluirAcho lindas, fofas, charmosas, tudo de bom, masssssssssssss... gosto de cadeiras que me permitam passar hooooooras batendo papo, petiscando, jogando baralho com as pessoas queridas. E já quis muito ter uma dessas, mas te confesso que ela não passou no "teste da cadeira" aqui em casa. Marido não aprovou. Eu também não.. =/
ResponderExcluirUm beijo, flor!!
Alice
jardimdocoracao.com.br
Essas cadeiras são lindas,confortaveis e mesmo sendo tão antigas ,tem até os dias de hoje designe moderno.O unico problema é que hoje ela custa Carissimo !
ResponderExcluir