-->

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Arte pra qualquer idade

Apresento dicas para inspirar a desenvolver a criatividade através de projetos artísticos pra crianças.
Agora digamos que você não tenha filhos. Mesmo assim creio que você vai gostar de inventar um pouquinho. Na pior das hipóteses é sempre bom ter uma "carta na manga" pra entreter algum pequeno quando fica doentinho e não pode correr por aí, uma afilhada que adora artes e quer que sua "dinda" acompanhe, uma filha daquele pretendente em que você está de olho, netinhas que vão passar a noite ou as férias na casa da vovó...
A primeira dica é o site Ringo Atelier. Um site bem bacana com diversos projetos de arte para crianças (não só pra elas!). E não se trata de brincadeiras virtuais e joguinhos. São projetos de arte pra inspirar atividades com as crianças, onde você pode inclusive baixar os arquivos, imprimir e colocar a mão da massa com auxílio de cola, tesoura, tintas, pincéis, lápis... enfim, o que sua criatividade permitir.
link para "Garage em carton"

O site é todo em francês, mas a arte é universal, então, sem problemas. Eu não sei francês e me entendi perfeitamente com o site, mas também podemos contar com o tradutor do Google, não é mesmo?

A segunda é o Made by Joel, que eu simplesmente AMO. Ele que já apareceu por aqui quando eu e filhota mostramos nossa versão do seu projeto de "Aquário de parede". O Made by Joel ficou mais profissional do que quando eu o conheci e conseguiu ficar ainda melhor, sem perder sua essência. Joel consegue incentivar a criatividade, independente de idade, aspecto econômico ou nível de habilidade. Ele é uma das pessoas que eu realmente gostaria de conhecer.

link para "Blow fish toy"

E já que o tema de hoje é sobre achados para crianças (até parece!), deixo algumas dicas de livros pra inspirar na invenção de algumas artes, com ou sem crianças.


"Drawing Faces" da Usborne ART ideas.
O livro traz diferentes técnicas para desenhar rostos e caricaturas, usando lápis, caneta, pincel e tinta, colagens e também o computador.
Ensina como fazer diferentes expressões de rosto e efeitos como desenhar um rosto de frente e lado ao mesmo tempo, tipo Picasso, sabe?





"Os Mais Fantásticos Rabiscos com Dedinhos" da Catapulta Editores.
Ensina a desenhar bichinhos, flores, rock stars, alpinistas e muito mais, com impressões digitais.
Inclui quatro almofadinhas coloridas, uma caneta e muita inspiração.











"O Maravilhoso Livro das Meninas" da Editora Globo.
Já vi este livro descrito como "uma jornada divertida aos tempos em que as garotas não tinham pressa de crescer" e creio que é uma ótima definição.
O livro tem estilo retrô e é recheado de ideias e sugestões deliciosas de atividades pra se fazer sozinha ou com as amigas.
É o tipo de leitura capaz de agradar filhas, mães e avós.








E pra finalizar, apenas uma advertência do Pot-pourri da Karen: Muito cuidado ao realizar estes projetos de arte com suas crianças! Alto risco de discórdia familiar, com brigas pela disputa da tesoura e do pincel. Todo cuidado é pouco!

0 comentários:

Postar um comentário

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...