-->

segunda-feira, 16 de julho de 2012

É tempo de acender a lareira - It's time to light a fire

Se no Rio de Janeiro faz frio, imagina no sul do Brasil. A temperatura está de ranger os dentes!
Aí hoje, sentindo uma amostra grátis do minuano, lembrei que havia lido, há um tempo atrás, sobre lareiras conhecidas como ecológicas. São lareiras portáteis alimentadas com etanol (álcool líquido comum encontrado em supermercados).
O barato deste tipo de lareira é que não há necessidade de reforma para instalação, já que não necessitam de duto de chaminé para exaustão e também como não queimam lenha ou gás, não produzem fuligem ou cheiro algum.

Olha só estes modelos da sueca vauni...



Lindo desing, não é mesmo? Mas não encontrei algo semelhante por aqui.
Então vamos às alternativas brasileiras?

da  Calorarte

da Calorarte


produzida pela Calorarte e também pela Artfire










Outra opção é adquirir apenas a câmara de combustão, que é a caixinha que armazena o combustível e efetivamente realiza o processo de queima. Elas então podem ser instaladas embutidas em algum projeto que você inventar por aí, uma vez que as chamas atingem no máximo 40 cm de altura.
Imagina só espalhar pedrinhas por cima, para dar a impressão de que as chamas saem delas? :)


E o que considerar na escolha do modelo? Escolha um modelo com capacidade de aquecimento proporcional ao tamanho do ambiente ou cogite a possibilidade de instalar mais de uma peça em ambientes maiores. O que li foi que, de modo geral, os modelos portáteis são capazes de aumentar em 6ºC a temperatura de uma área de 30 m2.
Cuidados de segurança? Aqueles inerentes ao fogo, tais como manter distância segura de objetos e cortinas, uso de combustível adequado, não transportar ou reabastecer a lareira acesa e manter fora do alcance de crianças, basicamente.

E pra finalizar, alguns fabricantes brasileiros: Artfire (paranaense), Ecofireplaces e Calorarte (paulistas). E quanto aos preços? Tem pra todos os gostos, ou melhor, bolsos! :)


Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Nossa, adorei! Essa dica com certeza ainda vou aproveitar! Por enquanto minha casa anda quente até demais, mas no futuro... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Those are very impressive, artist fireplaces. I suppose as long as one is careful not to knock over all is well.:) Really class.

    Russ, Greater Vancouver

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...