-->

terça-feira, 7 de julho de 2015

DIY Coletivo: Décor de Papel - cachepot de origami

Quando escrevi o post retrospectiva de junho, dei a dica de que o próximo tema seria um material e que ele era cheio de possibilidades! Então lá vai: Decoração de papel é o tema! E são tantas possibilidades, não acha? Eu pensei em muita coisa, mas acabei por fazer um cachepot tipo origami. Pra quem guarda muitas garrafas e potes de vidro como eu, é uma bonita maneira de usá-los como vasos diferentes.
Eu logo pensei em amarelo, porque adoro a cor e porque tenho umas florzinhas artificiais que curto muito e que serviriam bem pras fotos deste post, já que não tive tempo de comprar flores frescas. Mas separei mais duas outras cores de papel, laranja e vermelho, pois ao começar, tive a sensação de que, se ficasse legal, eu não conseguiria fazer apenas um. Sou assim, gosto de trios das coisas, sabe?

Comecemos pelos materiais então: papel colorido de gramatura 150, régua, lápis, tesoura, boleador e cola (que eu esqueci de colocar na foto).
O boleador é um instrumento de metal com a ponta boleada que serve pra marcar o papel (também é usado em nail art e outras coisas). Mas eu não tenho um desses, então usei um instrumentinho plástico que achei em minha caixa de costura (!?! Não faço a mínima ideia de como isso foi parar ali. Decerto fazia parte de algum kit que comprei. Vai saber...). Bem, mas você pode usar qualquer coisa que ajude a marcar o papel sem rasgá-lo ou furá-lo. Por exemplo: a ponta de um esquadro, a ponta de uma caneta velha e sem tinta, etc...

Quanto ao passo-a-passo, não tem mistério, depois que vc encontra as proporções do desenho. O meu desenho foi baseado na garrafinha que tinha 12cm de altura. E as proporções estão na imagem abaixo.
Usei praticamente toda a largura de uma folha A4. E o desenho seguiu um padrão de linhas horizontais e linhas na diagonal com as distâncias entre si conforme as indicações no desenho acima.

Depois de traçar o desenho, recorte o excesso de papel (a parte da folha que sobrou após o desenho do padrão) e comece dobrando o papel nas linhas horizontais, fazendo as dobras "fechando" para o lado liso do papel e marcando bem as dobras (com os dedos mesmo).
Faça isso com todas as linhas horizontais.
Observe que sinalizei em negrito: linhas horizontais dobrando para o lado liso do papel. Isso é muito importante (pois as linhas na diagonal você irá dobrar para o outro lado do papel).

Depois é a vez das linhas na diagonal. Estas, você deve marcar bem com o boleador, passando-o, com o auxílio da régua, sobre as linhas desenhadas.
Faça isso para todas as linhas na diagonal e você terá seu cachepot praticamente pronto. Você perceberá que ele se "encaixa" praticamente sozinho quando você ajeita com suas mãos. Agora só falta finalizar unindo a parte de trás com um pouquinho de cola.

Tcharam! Um cachepot de origami pra alegrar e transformar garrafinhas em lindos vasos de flores.

E, como falei lá no início, não me contentei com a penas um. Fiz este e mais três menores envolvendo copinhos pequenos, onde acabei colocando minhas air plants.
* Pausa pra deixar um LINK com 7 inspirações pra decorar com air plants.

Para fazer os cachepots menores, diminuí "três andares" do desenho original (observe que temos 7 no cachepot amarelo do pap e 4 nos menores).



Essa última foto... É o amor em forma de cão! Todas as vovós gostam de manualidades, né? Essa vovó aí, a Maçã, que já está com 16 anos, não é diferente!
Geralmente realizo meus projetos no andar superior da minha casa, mas dessa vez fiquei no andar de baixo e ela, que não consegue mais subir as escadas, ficou todo o tempo à minha volta. Grande parte passou deitada, mas nessa hora, levantou-se como se para posar pra foto. E eu, que tinha pensado numa cara bem minimalista pras fotos deste post, não pude resistir a incluí-la aqui.

Espero que tenham gostado :) E como vocês já sabem, agora é a hora de convidá-los a visitar os blogs das outras meninas da Equipe SOS Décor pra descobrir quais foram os seus projetos de papel. Pra acessar os blogs é só clicar nas imagens abaixo.




O DIY Coletivo SOS Decor é um coletivo de blogueiras que adoram um desafio para transformar, elas mesmas, suas casas em verdadeiros "sweet homes". Aqui o bom, bonito e barato se encontram sob forma de boas ideias. Visite nossa fanpage. Você pode participar também.
Veja aqui, o que já rolou nas edições anteriores do DIY Coletivo SOS Decor.
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Como ficaram lindos, Karen!!! Parecem até saídos de alguma loja bacanuda de decoração! Eu AMEI AMEI AMEI a foto com a Maçã (insira aqui emoji com corações nos olhos)! :*
    Engraçado você dizer que gosta de trio das coisas... Eu gosto de pares! Apesar de preferir números ímpares, para essas coisas eu gosto de parzinhos! Mas seus cachepots ficaram mesmo muito mais legais assim em trio, até por conta das cores que você escolheu! Show! :*

    ResponderExcluir
  2. Oi Karen, eu já conhecia esse tipo de origami, e acho um amor, apesar de nunca ter tentado fazer um. Achei uma saída incrível, já que você tem tantas garrafinhas, né?
    Adorei tanto as fotos minimalistas, assim como a foto da Maçã!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Karen! Que projeto legal, o que eu mais gostei foi por não parecer ser um vaso de papel. Agora só não sei se o meu ficaria bom, pois é o tipo de execução que não sou muito boa! Rs.
    Outra coisa que amei no post foi a sua produção de fotos e outras alternativas de cores para o projeto, ficou linda a composição dos três vasos. Ah! E a Maçã, fofa demais, ainda bem que você compartilhou essa foto com a gente! Amei!
    Beijos! Thamyrez

    ResponderExcluir
  4. Ai, Karen, que coisa linda! Parece vaso de loja chique de design, menina! Muito bom!
    Como chamam essas flores amarelinhas? Acho elas tão lindinhas mas nunca descobri o nome delas...
    Fiquei com vontade de apertar a Maçã, que lindinha!! Não posso ver bicho que fico louca rs
    Um beijão!
    Manu
    www.simplichique.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!
      Super obrigada!
      As florzinhas se chamam "flor de alho", pelo menos aqui nas lojas do Rio!
      Beijão

      Excluir
  5. Karen,que lindooooo!
    Amei quando vi no ig,e lá achei super complicado,vendo o P.A.P,achei mas complicado ainda,rsrsrsrs e tu fez 3,wolllll.
    Essa foto com a tua Maçã,não precisa de legenda,realmente é amor, mais amor e muito mais amor mesmo!!!
    Bjo,Naya

    ResponderExcluir
  6. Gente como fica lindo!! E prático né?
    nunca imaginei que com uma régua conseguiria fazer isso. Amei.
    Beijos
    http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Karen, sua participação deste mês está show! e é em tudo: no trabalho em si, na produção e nas fotos. Muita criatividade nesses cachepots, se vc não diz que é origami, a pessoa jura que é cerâmica! As cores conjugaram demais e o efeito é temendo. O PAP está super bem explicado. Ficou tão bonito, que até a anciã da família veio apreciar! obrigada pela partilha,bj

    ResponderExcluir
  8. Karen do céu, sintonia é isso aí! Você pode até não acreditar, mas quase caí pra trás quando vi seu projeto, porque era exatamente o que eu tinha em mente (tava anotado na minha agenda!!!), minha primeira opção. Mas veja como são as coisas, não fiz nem a primeira, nem a segunda e, por pura falta de tempo, acabei usando um projeto cujo PAP estava engavetado, aguardando um caso de emergência, rs

    Preciso ainda dizer que amei seus cachepôs? :) E olha, não desisti de fazê-los, não, viu? Assim que me sobrar um tempinho.... tempinho, cadê você???? :'(

    Beijos!

    PS. Também adoro os trios! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi Karen! Muito bom o projeto. Adorei também a florzinha amarela que você usou. Beijos e um ótimo final de semana. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...