-->

terça-feira, 20 de maio de 2014

Piquenique Tropical da Leila


Se tem uma coisa que o povo aqui do Rio está aprendendo, é aproveitar toda a lindeza de espaço urbano que existe por aqui. Ultimamente tem rolado muita coisa bacana por iniciativa de pequenos grupos, tipo DJ ao pôr-do-sol no Arpoador, karaokê na Praça Santos Dumont na Gávea, festas ao entardecer nas ruas do centro... Eu acho tudo isso muito criativo, democrático... o máximo.
E o que você me diz de um piquenique às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas? Não tem como ser um programa menos do que maravilhoso. E cheio de possibilidades pra exercitar a criatividade. Como a Leila fez. Conheci Leila através do Instagram (bendito seja!) e me encantei com seu Piquenique Tropical. Escrevi pra ela e ela, super simpática, concordou em compartilhar seu processo de criação aqui no Pot-pourri da Karen. Então eu vou te contar tudo ;)


A Leila é avessa a boates, uma pessoa diurna então, este ano, quis fazer algo alternativo para comemorar seu aniversário. Alugar um espaço, estava fora de cogitação (afinal os preços no Rio estão surreais), e pensou no piquenique. Mas ela costumava fazer piqueniques na Lagoa com as amigas e confessou que, lá pelas tantas, tudo ficava desconfortável: as formigas atacando a comida, a grama pinicando... Então começou a pensar no que precisaria para fazer um evento que fosse confortável para seus amigos. Então lá vão as super dicas da Leila para um piquenique lindo, apetitoso e confortável:


1. Use uma espuminha para forrar o chão. Ela comprou em uma loja da Rua Buenos Aires, na SAARA, quase chegando ao Campo de Santana. "Eles já vendem um quadradão".
2. Forre a espuma com tecido colorido. Chitão é uma ótima opção: lindo, colorido e barato.
3. Pendure enfeites nas árvores. Lanternas japonesas, flores artificiais... A Leila também pendurou um "Feliz Aniversário" e fez um varal de fotos com fio de nylon e mini pregadores. Pediu que os amigos levassem fotos para preenchê-lo.
4. Coloque mini futons e almofadas. A Leila comprou alguns mini futons e capas de almofadas (baratinhos na SAARA) e "encheu" com as almofadas de sua casa.
5. Use caixotes de feira como mesinhas. Leila foi à feira próxima à sua casa e pediu as caixas que os feirantes iriam descartar. Você pode também comprar lá na CADEG, no Rio, ou no CEASA de sua cidade.
6. Use garrafas vazias como vasos de flores. (Adoro!)
7. Use suas cadeiras de praia e banquinhos e peça aos amigos para levarem também.
8. Se precisar, improvise um guarda-sol pra evitar o sol direto nas comidinhas. Leila usou um tripé de fotografia como apoio.


Com estas dicas todas, a Leila criou o "ambiente principal" do evento. Mas também criou alguns pequenos ambientes em volta, com esteiras e almofadas pra quem quisesse namorar um pouquinho e colocou um cavalete com uma plaquinha dando boas vindas ao evento. Ao lado do cavalete, colocou um caixote com a placa "Deixe seus sapatos aqui", pro pessoal não sujar os tecidos. A moça pensou mesmo em tudo, hein? ;)
E se a esta altura, você estiver super empolgada, já imaginando um piquenique pra chamar de seu, mas estiver se perguntando: e pra comer? Até isso a Leila dividiu conosco. Ela comprou biscoito Globo, kidoguinhos (são uns mini cachorros-quentes de forno que fazem sucesso aqui no Rio), balas, chocolates e fez mini misto-quentes com pão de miga e brigadeiro de copinho. Os amigos também levaram comidinhas. Distribuiu mini coolers de mesa próximos ao pessoal com latas de cerveja e garrafas de vinho e, "para os bastidores", alugou uma tina com gelo que foi entregue lá mesmo, pouco antes do evento.
O local escolhido pela Leila, foi a área da Lagoa próxima ao Corte de Cantagalo. Porque ali tem  bastante movimento e segurança por causa dos quiosques, aluguel de bicicletas, pedalinhos... e também tem bastante iluminação à noite, sem falar da vista maravilhosa. Quanto à necessidade de autorização da prefeitura, eu pesquisei e não encontrei em nenhum lugar alguma menção a esta necessidade. E a julgar pela quantidade de piqueniques que têm rolado, sem nenhuma intercorrência, atrevo-me a dizer que não precisa de autorização. 


Pra finalizar, te conto que Leila pensou sozinha em cada detalhe, mas contou com a ajuda das amigas pra montar o "cenário" e me disse que foi muito gostoso fazer isso com as amigas, que a montagem fez parte da comemoração e que, na verdade, não imaginou que ficaria tão lindo!

Muito obrigada, Leila, por me permitir compartilhar toda sua criatividade, bom gosto, generosidade e também preocupação com o meio ambiente! Olha só como ela encerrou um dos e-mail que trocamos:

"É importante incluir nas compras sacos grandes de lixo pra recolher tudo e deixar em locais apropriados. É legal também aproveitar e separar o lixo. Se não conservarmos aquele ambiente, não poderemos dar continuidade à essa prática tão gostosa!"

Bônus: As lindas fotos são do fotógrafo Paulo Henrique Costa Blanca.

* Com este post, o Pot-pourri da Karen está participando da "festa de inspiração" #diariodeco22, cujo tema é 'Decorando festas e eventos'.  
Este post participa en la fiesta de Diariodeco 22, ¿te mola?. ¡¡Pues hay muchas más ideas en la fiesta!!
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Linda festa. Parabéns a Leila. Com ótimas sugestões. Beijos Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  2. Lindo e muito alegre! Gosto muito de comemorações alternativas e ao ar livre. Aqui na Europa, usam muito os parques públicos, durante a primavera e verão para organizar festas ( muitas de criança ) e piqueniques. Mas o cenário dessa lagoa é imbatível. Gostei das soluções encontradas, do colorido e da descontração. O nome dado ao piquenique, tb está super apropriado. Bj

    ResponderExcluir
  3. Nossa, fiquei encantada! Lindo demais! Há lugares que, definitivamente, "combinam" com esse tipo de festa... mas eu infelizmente não moro num deles, apesar do tanto de áreas verdes que tem aqui pela capital do país...

    ResponderExcluir
  4. oooohh!!!!! ¡¡Preciosa fiesta, cada detalles, cada textura...! ¡Felicidades!

    ResponderExcluir
  5. Un lugar de ensueño para una súper fiesta, mola!!

    ResponderExcluir
  6. Qué suerte poder celebrar una fiesta como esta Karen!!
    Bsts guapa

    ResponderExcluir
  7. Qué genialidad! Es super divertida una fiesta así!
    Besos

    ResponderExcluir
  8. Que bonita fiesta! Te ha quedado genial!

    ResponderExcluir
  9. Preciosa fiesta y precioso lugar. Enhorabuena!!!

    ResponderExcluir
  10. Preciosa fiesta y precioso lugar. Enhorabuena!!!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...