-->

terça-feira, 5 de agosto de 2014

DIY COLETIVO: Operação ressurreição ou Trazendo de volta à vida um móvel mortinho


Mais um mês se passa e já está na hora da blogagem coletiva da Equipe SOS Decor. Hoje trazendo de volta à vida um móvel mortinho, coitado! 
Minha escolha foi uma cadeira de balanço que ganhamos há alguns anos. A história é a seguinte: meu sogro foi submetido a uma cirurgia e passou por algumas restrições. Daí que nós tínhamos uma chaise longue que seria mais confortável para ele, na ocasião, do que a poltrona de seu escritório. Então nossa chaise mudou-se para a casa de meu sogro e não voltou mais. :) Sem traumas, fiquem tranquilos! Ficamos felizes pois foi realmente útil a ele. Bem mais do que era em nossa antiga casa. O fato é que ele quis nos dar algo em retribuição e nos presenteou com uma cadeira de balanço em madeira escura. Por muito tempo, ela ficou assim em nossa casa. Ganhou almofadas, perdeu almofadas, ficou na sala, ficou escondida... Mas não pensamos em nos desfazer dela, pelo presente e também pois a madeira é de ótima qualidade. Até que tivemos um cachorro destruidor, que roeu partes da madeira. Algo precisava ser feito. E foi a partir dessa inspiração que me resolvi por fazer um móvel branco desgastado, lembrando o estilo provençal.
"Abro parênteses" pra te contar que o estilo provençal deriva do modo de vida simples da região sudeste da França, a Provença. Nenhuma novidade. Garanto que você já sabia disso, não é mesmo? Mas você sabia que a origem deste estilo remete ao período entre os séculos 16 e 17, quando as famílias camponesas adaptavam o estilo de decorar da época, usando os recursos que tinham para "imitar" as casas da corte? Sabia não, confessa! Daí que eles usavam uma mistura de gesso e cola para cobrir os defeitos de móveis feitos com diferentes tipos de madeira e pouca qualidade. Com o tempo, essa mistura se desgastava dando ao móvel uma aparência envelhecida. E... "corta" para os dias atuais, temos o adorado  e internacionalmente conhecido, "French Country Style". :)


Desta vez não vou mostrar através de passo-a-passo, pois as fotos simplesmente ficaram terríveis. Fotos de uma cadeira lixada, depois fotos de uma cadeira branca, depois fotos da mesma cadeira desgastada, num "cenário de apocalipse", todo forrado de jornal e fita crepe. Conseguiu imaginar? Terrível, né? Sem falar que o pessoal aqui reclamou muito da confusão, pois é claro que não dá pra fazer tudo em um dia. Demora, viu? Tanto que até deixei um tempo (tempão, confesso!) a cadeira toda remendada, em plena sala, como na foto do meio ali em cima.
Depois de histórias, motivações, e causos (kkk!) te conto como fazer uma transformação assim. Vou te dizer o que precisa e te contar como fiz, porque não tem mistério algum, ok?

Você vai precisar de:
1. Massa corrida ou massa especial para imperfeições em madeira. Se você fizer exatamente como eu, pode usar a massa corrida branca, sem medo. Opte pela massa especial para madeira, caso finalize com outra cor que não o branco, evitando assim, tons diferentes no móvel pronto.
2. Fita crepe.
3. Lixas variadas. Você deve "sentir" qual lixa o móvel aguenta sem danificar. Eu usei uma lixa mais grossa para a primeira etapa e finalizei com lixa fina. Quanto maior o número, mais fina é a lixa, ok?
4. Tinta spray branco fosco. Usei duas latas.
5. Verniz spray fosco.

E vai fazer assim, ó:
1. Lixe a cadeira inteira. O objetivo é retirar o verniz. Use uma lixa mais grossa, mas vá com calma pra não deixar a cadeira riscada. Se for preciso, troque para uma lixa mais suave.
2. Limpe a cadeira com um pano úmido, para remover todo o pó e deixe secar bem. 
3. Com a fita crepe, proteja as partes metálicas (as molas do balanço).
4. Proteja muito bem o ambiente no qual você vai realizar a pintura, com jornal, papelão... Enfim, você quer pintar apenas a cadeira, não um ambiente inteiro, né?
5. Pinte com aquela orientação geral pra tinta spray: primeira demão superficial, sem pretensão de cobrir tudo logo de cara, ok? Dê quantas demãos forem necessárias para cobrir bem o móvel. Eu dei três demãos e depois mais uns retoques em algumas partes.
6. Depois da tinta bem seca, use a lixa mais fina para desgastar várias partes da cadeira, caprichando nos contornos, simulando o desgaste natural pelo uso.
7. Limpe bem, retirando toda a poeira.
8. Finalize com verniz fosco.



Agora só falta um pelego macio sobre a cadeira, não acha? Vou providenciar. Mas isso vai ter que esperar, porque se eu te contar a correria da minha vida, você vai ficar com pena de mim. Este post só está aqui hoje porque realizei este projeto com bastante antecedência. ;)

E você, bora conhecer as operações das outras colegas da equipe SOS Decor? Clique nas imagens abaixo, se inspire bastante e mande seu projeto pra gente divulgar lá na fanpage do DIY Coletivo, tá?








O DIY Coletivo SOS Decor é um coletivo de blogueiras que adoram um desafio para transformar, elas mesmas, suas casas em verdadeiros "sweet homes". Aqui o bom, bonito e barato se encontram sob forma de boas ideias. Visite nossa fanpage. Você pode participar também.
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Karen, você é PRO! Fala sério!!! Sua cadeira ficou linda e realmente ressurgiu das cinzas, hahaha
    Olha, eu até tentei fazer algo parecido com as minhas mesinhas, mas sou muito ansiosa e lixar dá um trabalho danado, rs.
    Quem sabe um dia "ganho" uma cadeira de balanço que me motive a dar cabo da ansiedade? Quando o dia chegar eu volto aqui pra pegar todos os detalhes :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei , ficou maravilhosa a cadeira...além de ser uma peça bem tradicional.

    ResponderExcluir
  3. Ficou um móvel bem "vivinho", Karen! Parece que valeu a pena passar pelo cenário apocalíptico! Sou fã desse efeito desgastado e o peleguinho sobre a cadeira vai ficar charmoso demais... Ah! E adorei a foto com escala humana e canina :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Eu ri horrores da sua maneira gostosa de escrever! Adoro! Confesso que não sabia a história dos móveis desgastados de Provença. Aqui tem passo a passo, mas também tem cultura! rsrs

    Adorei a sua cadeira, ficou muito amor! E assim como a Carla, também adorei a foto com escala humana e canina. =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Karen, você é boa mesmo, né? Ficou lindo o seu projeto! Gostei mil vezes mais da cadeira em branco do que na versão escura. O móvel se iluminou no estilo provençal!
    Ah, uma fofura seu cachorro :)
    Beijos da Nanda

    ResponderExcluir
  6. Oi Karen. Que luxo ficou esta cadeira! Parabéns pelo trabalho. Adoro este estilo provençal. Beijos e uma ótima semana. Gabriela Barreto

    ResponderExcluir
  7. Oi Karen, muito lindo seu projeto,adorei mesmo, eu sou super a favor de móveis mais claros, e estes móveis de fibra natural combinaram muito com a sua cadeira desta cor.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...