-->

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Batalha contra a umidade e algumas dicas domésticas

Aqui em casa vivemos em constante batalha com a umidade. Pra se ter uma ideia, a única jaqueta de couro existente em meu armário, já virou nômade, pois a cada dia está em um armário ou cabideiro diferente da casa, tentando fugir da umidade pra conservar sua "cútis", que literalmente mofa.
Lendo daqui e dali, resolvi utilizar  um sulfato de cálcio hidratado chamado gipsita, um mineral abundante na natureza, que é desidratado, por ação do calor, e depois de algumas outras etapas de processamento transforma-se em... GIZ ESCOLAR! Ooohh....
Enfim, comprei várias caixas de giz, mais alguns metros de tule, umas fitinhas que tinha em casa  e mais 2 horas de terapia ocupacional e fiz uns sachezinhos anti umidade.

                   

          


PAP:
1. Material: Giz + tule + fitas + elástico + tesoura.
2. Corte o tule em quadrados. Eu não medi, fiz no olho, cerca de 20 ou 25 cm.
3. Coloque 5 ou 10 barras de giz em cada quadrado fazendo uma trouxinha, com o auxílio do elástico. Eu fiz troxinhas dos dois tamanhos. Explico mais adiante.
4. Com um pedacinho de fita, arremate...
5. ... fazendo um laço.
6. E, com um pouco de disposição, você fará vários saquinhos anti-umidade.

Eu fiz 44 saquinhos, 20 unidades com dez barrinhas de giz cada, que coloquei dentro de minhas bolsas e 24 com 5 barrinhas. Estes coloquei dentro dos meus sapatos, que também teimam (espero que o verbo mude para teimavam!) em aparecer mofados, embora sejam guardados limpos e secos.




É importante dizer que todos os armários foram esvaziados, limpos com vinagre branco e deixados secar antes de recolocar os sapatos e as bolsas também devidamente limpos, secos e com as trouxinhas de giz.

Nestas minhas pesquisas acabei encontrando umas dicas domésticas simples, utilizando vinagre branco. Algumas delas eu já utilizo e são muito efetivas.
  • Para limpar tapetes: esfregá-lo com pano umidecido com vinagre branco;
  • Para limpar a geladeira: desinfetá-la com vinagre banco, lavar com água e detergente e depois passar uma solução de bicarbonato a 10% (dissolver 10g do pó em 100ml de água);
  • Para eliminar o odor de mofo em armários: esvaziá-los e deixar pernoitar dentro do móvel uma bacia com vinagre branco puro, depois passar um pano embebido neste líquido em todo o interior;
  • Para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras: deixar um pouco de vinagre sobre a gordura por cerca de 15 minutos antes de fazer a limpeza;
  • Esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas, encher com água e colocar umas 4 colheres de sopa de vinagre branco, levar ao fogo e deixar ferver. Depois é só deixar esfriar e lavar normalmente;
  • Para uso na lavanderia: colocar em borrifador quantidades iguais de água e vinagre branco e aplicar sobre manchas e sujidades de roupas antes de colocá-las na máquina. Para aumentar o poder de limpeza do sabão em pó, esperar a máquina de lavar encher, adicionar uma xícara de vinagre branco e deixar lavar normalmente. Efeito Vanish! E funciona mesmo!
Outra dica que, embora não utilize vinagre, achei bem interessante, é sobre a esponja de lavar louça. Esta deve ser trocada toda semana e não deve ser deixada molhada sobre a pia, e muito menos com resíduos de sabão. Após cada utilização, deve ser lavada com água e detergente e guardada em local seco. Uma vez ao dia, ainda úmida, envolvê-la em papel toalha e colocá-la sobre um prato no micro-ondas durante 30 a 60 segundos ou ainda, deixá-la de molho por 5 minutos em 500ml de água + 1 colher de água sanitária, também diariamente.

E pra finalizar este longo post  uma receitinha de "limpa-tudo" eco friendly: 3 colheres de sopa de vinagre, uma colher de chá de bórax (borato de sódio, encontrado em farmácias) e duas xícaras de água quente. Colocar em uma garrafinha do tipo vaporizador e agitar até homogeneizar tudo. Adicionar então uma colher de chá de detergente (ou sabonete líquido) e agitar novamente. Aí é só borrifar sobre a superfície suja e limpar com um pano. Para sujeira pesada, deixe a fórmula agir durante alguns minutos antes de passar o paninho.

Ufa! Faxinar cansa!


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Fico muito feliz em saber sua opinião...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...